Tequila mexicana: Os 10 maiores mitos desmascarados

A tequila mexicana é inegavelmente uma das bebidas mais famosas do mundo. É a segunda que mais cresce no Brasil.

O mercado brasileiro dominado pela a cachaça e a cerveja as principais bebidas e competir com elas é uma tarefa árdua.

Com 1,8 milhão de litros consumidos, o destilado mexicano está crescendo entre o público mais jovem. Entretanto, ainda não conquistou os mais experientes, pois tem à imagem mais rebelde associada desde da revolução mexicana.

Além dessa associação, existem outros mitos em torno desta bebida, pensando nisso o mundo agora separou os 10 maiores para esclarecer. Confira a seguir!

tequila mexicana

A tequila mexicana é destilada de cactos

mexicana

Apesar de os cactos e o Agave pertencerem à família das suculentas, elas são plantas diferentes.

Ambas possuem uma aparência semelhante que confunde as pessoas, todo mundo pensa que por ter espinhos, é um cacto.

Mas essa afirmação está completamente errada, apesar de compartilhar o mesmo ambiente, entretanto nem todos os cactos possuem espinhos.

Os cactos não possuem folhas e possuem brotos durante toda a sua vida. Entretanto, o Agave floresce uma vez na vida e depois morre, as flores não crescem no caule da planta, sendo essas as principais diferenças entre as duas.

A tequila mexicana produzida do Agave e não de um cacto, aliás de um tipo específico, o azul, que crescem em elevadas altitudes e em solo vulcânico.

No processo a piña ou coração é assada para liberar o amido e o açúcar e assim seguir para a fermentação. O tempo para amadurecer leva de 8 a 10 anos e só floresce uma vez antes da colheita para a fabricação da tequila mexicana.

Anteriormente outros tipos de agave participavam desse processo, entretanto o agave-azul dá à bebida um sabor diferenciado. Ainda existem bebidas criadas dessa mistura de plantas, mas segundo os órgãos de regulação mexicana são produtos de tequila.

No supermercado ou em lojas especiaizada, nos rótulos a descrição de 100% agave para as tequilas vendidas no Brasil.

Apesar dos cactos e do Agave serem plantas tipicamente do deserto, o Agave é, na verdade, um membro da família de plantas Asparagaceae.

A tequila faz você agir de maneira diferente de outros tipos de álcool?

tequila mexicana

Esse mito é velho, muitas pessoas acreditam na ideia de que o seu nível de intoxicação será diferente a depender da bebida destilada que você consuma.

Entretanto, a tequila parece ter conquistado uma reputação diferente das outras bebidas, a de que ao ingeri-la um estado demasiado de insanidade recaí sobre esse indivíduo.

Contudo, não existe nenhum estudo ou informações que possam comprovar essa história difundida pelos apreciadores e produções cinematográficas ao redor do mundo.

O mito teve origem na década de 1950, quando os bebedores acreditavam que consumir tequila causaria alucinações, o que levou a um aumento considerável na procura do destilado mexicano.

Mais tarde descoberto que as pessoas confundiram a tequila com Mezcal, mas também confundiram mescalina, um composto psicodélico semelhante ao LSD.

O mezcal é um composto obtido através de vários tipos de agave, enquanto a tequila produzida somente pelo do tipo azul.

A bebida alcoólica provoca diversos efeitos no organismo, além de euforia, prazer e excitação. O excesso pode provocar no cérebro perda de foco, concentração, atenção, memória recente e capacidade de julgamento.

E por isso que algumas pessoas depois da farra não lembram de nada da noite anterior. Com concentração de altos níveis no sangue pode comprometer os movimentos do corpo.

Por essa razão ao ingerir tequila os efeitos dela no organismo não serão diferentes de outras bebidas destiladas, ao agir de maneira diferente após a sua ingestão não tem haver com a bebida e sim com próprio indivíduo e não pelo destilado.

Um importante aviso quanto maior o teor alcoólico na bebida é proporcional a seus efeitos no cérebro.

No Brasil o limite máximo para o teor de álcool na bebida é de no máximo 54%, ao passar desse número se torna altamente tóxico para o organismo.

Todas as garrafas rotuladas como ‘tequila’ contêm 100% de tequila

tequila

A qualidade da bebida está ligada à porcentagem de agave-azul em sua composição, nem todas as tequilas são feitas com 100% da planta.

Em 1964 foi possível a inclusão de outros ingredientes no destilado mexicano, a liberação de uso de 49% de outros açúcares para agradar um novo mercado que estava surgindo.

Essa medida causou desconfiança no mercado, entretanto o seu objetivo era produzir um sabor mais adocicado para agradar o paladar americano.

Os órgãos responsáveis, porém, não permitiram que a bebida precisa ter em sua composição 51% de agave-azul para não perder as tradições da tequila.

Portanto, a menos que o rótulo diga que a bebida é 100%, ela é considerada mixto, significando que a bebida foi misturada com outros açúcares e aditivos permitidos.

Isso impacta o preço final, pois para destilados puros isso agrega no valor pago por seus apreciadores.

Tequilas envelhecidas e douradas são de qualidade superior

tequila mexicana

Dos tipos de tequila, blanco, reposado e añejo, existe um equívoco comum que a última possui a melhor qualidade.

Na verdade, as tequilas feitas de maneira mais adequada são as com 100% agave-azul, são as de alta qualidade.

As blanco não são maturadas em barris de carvalho, por isso a cor mais clara e o sabor não sofreu modificações por causa disso.

Enquanto a reposado e añejo são envelhecidas em barris de carvalhos americano e francês, durante 2 a 12 meses, respectivamente e terão o sabor mais adocicado.

Outro equívoco está na ideia de que por ter a cor âmbar ou dourada, o destilado é mais sofisticado. Muitos presumem que as tequilas ouro possuem melhor sabor e maior sofisticação.

Mas como não é necessário que a tequila seja 100% agave, algumas destilarias acrescentam a sua composição uma série de aditivos permitidos para dar a tonalidade dourado tequila para agradar os consumidores.

Se você está procurando uma verdadeira tequila ouro de qualidade, certifique-se da sua composição e do tempo que passou sendo envelhecida em barris de carvalho.

Algumas destilarias utilizam barris de Bourbon para a maturação, dando leves notas doce ao destilado final.

A Margarita é um coquetel tradicional mexicano

tequila

O coquetel mais famoso do mundo, um dos mais pedidos de todos os tempos e com certeza o drink a base de tequila mais popular do planeta.

Embora a margarita use a bebida destilada mexicana, seria incorreto presumir que o coquetel seja tradicional do México.

Segundo as lendas, o drink teria surgido na cidade de Tijuana, mas o criador nunca apareceu em nenhuma história. Seria esse um americano?

É impossível negar a importância dos Estados Unidos na expansão da tequila e construção do império que conquistaram.

A bebida pode ser encontrada em todo o mundo, em lojas especializadas e supermercados locais. Além de ter tido grande influência na revolução americana e sendo comercializada ilegalmente no país durante anos. 

O coquetel é uma forma mais famosa de consumir bebidas nos EUA, no México é geralmente consumida pura ou servida como sangria.

Apesar de não ser tradicional, a margarita é apreciada pelo mexicano, com sua importância na história da tequila.

Tequila é o espírito nacional do México

México

Do mesmo jeito que a margarita é considerada erroneamente tradicional no país, a tequila é também confundida com o espírito nacional.

Entretanto, esse título pertence ao Mezcal, que é produzido há mais de 500 anos, inicialmente pelos astecas para cerimônias religiosas.

O vinho Mezcal é desde da era pré-colombiana produzido por todo o país, entretanto a tequila a sua produção é apenas em Jalisco e em municípios autorizados.

Ao México cabe a patente da bebida, atualmente o destilado ganhou notoriedade e fama por todo o país.

O destilado mexicano pode ser feita em qualquer lugar 

Só porque o Agave pode ser encontrado em outros estados e até fora do México, não significa que pode ser produzida em qualquer lugar.

Para ser rotulada como tequila, precisa necessariamente ser fabricada no estado de Jalisco, na cidade chamada Tequila, ou Guanajuato, Michoacán, Nayarit ou Tamaulipas, que são 4 municípios autorizados.

Se uma bebida fermentada a partir do Agave é destilada em outra região que não as citadas acima, não pode ser oficialmente chamada de Tequila, pois o nome é patenteado.

Tequila mexicana é a única bebida alcoólica que é estimulante, não deprimente

tequila mexicana

O destilado mexicano sempre foi associado com festejos, alegria, com uma reputação de espírito livre, entretanto como qualquer outra bebida alcoólica tem efeitos deprimentes no cérebro.

Na verdade, esse efeito é devido ao álcool contido nas bebidas e devido à destilação essa concentração é maior. Só pode ser tomada em shots com sal e limão

Apesar de ser um dos melhores jeitos de degustar a tequila, essa imagem limita a forma de como enxergamos a bebida e acaba limitando as experiências de ingerir o destilado.

Existem outras formas divertidas de tomar a tequila que traz novos sabores, como, por exemplo, a sangria e o el diablo.

O destilado mexicano deve ingerir devagar, apreciando as notas e sabores contidos em sua composição.

No México coloca a garrafa no balde com gelo para consumir aos poucos, chamado pelos apreciadores de caballito.

A vários drinks que podem ser apreciados com a tequila, com o auxílio de ingredientes mais cítricos e adocicados como xaropes. Agradando até os que não gostam do sabor forte que a bebida tem.

É uma bebida forte, por isso deve-se ter cuidado!

Ao comparar com outros destilados, a tequila mexicana não é a mais forte entre eles, o teor alcoólico é de 38% a 40%, enquanto a cachaça pode chegar até 48%.

E não devemos esquecer do Whisky que pode chegar até 75% embora a legislação brasileira não permite bebidas com o teor acima de 54%.

Larvas na tequila

Mezcal

Esse mito é incorreta quando se trata do destilado mexicano, é comum no Mezcal, algumas marcas costumam introduzir larvas de mariposa, conhecido como Gusano.

Essas larvas que se desenvolvem geralmente no Agave e quando colocadas em bebidas com teor alcoólico permanecem intactas.

Mas pode ficar tranquilo que a legislação mexicana proibiu o uso de insetos na tequila, isso de fato é um costume no Mezcal.

Isso não parece ser uma prática que agradaria aos apreciadores do destilado ao redor do mundo.

Qual a forma correta de tomar?

tequila mexicana

A tequila frequentemente associada com o consumo exagerado, como em uma competição de quem bebe mais.

Entretanto, por ser uma bebida destilada, o teor alcoólico é alto; por isso, requer consumo moderado e consciente para que a festa não vire pesadelo.

Os shots são os principais responsáveis por promover essa competição que acaba com os apreciadores embriagados e no dia seguinte com uma tremenda ressaca e sem lembrar do que aconteceu depois do terceiro shots.

Diversos estudos das mais renomadas universidades, advertem o consumo exagerado de bebidas alcoólicas no geral, pois causam doenças e malefícios organismo por excesso de álcool no sangue.

Segundo a OMS, estima-se que cerca de 2,3 bilhões de pessoas em todo o mundo, bebam álcool, com consumo diário médio de 33 gramas por pessoa. Cerca de duas doses de tequila.

O excesso pode causar danos graves ao organismo, por isso ao consumir a tequila opte por uma degustação mais consciente, aproveitando o sabor e aroma da bebida.

Não deixe de provar os drinks mais famosos que levam o destilado na formulação e ainda é possível ingerir a bebida pura com gelo, nesses casos uma tequila añejo vai bem.

Como Comprar o destilado mexicano?

Na hora de comprar o destilado mexicana as opções disponíveis no mercado assusta, e pode deixar você confuso, vale a pena pesquisar sobre as opções e por isso aqui vai algumas dicas.

Evite embalagens de plástico para qualquer bebida, pois isso é um indicativo de falta de cuidado com o armazenamento, e baixa qualidade do produto.

Compre Tequila mexicana que tenha no rótulo 100% agave, isso é fundamental para adquirir uma bebida de qualidade, e assim você terá certeza de que está comprando Tequila.

É possível encontrar tequilas de qualidade abaixo dos 200 reais, nem sempre preço caro é sinônimo de qualidade, isso serve para qualquer bebida alcoólica.

Sempre que houver um verme, escorpião ou outro bicho não compre, isso é apenas marketing para vender bebidas de baixo custo e na maioria das vezes isso é mixto.

Curiosidades sobre a Tequila

Por que beber tequila com sal e limão?

Esse estilo criado para compensar a aspereza das bebidas de baixa qualidade, e possui uma ordem correta para os ingredientes. 

O sal ingerido primeiro para abrir as papilas gustativas, em seguida vire o shots de tequila e logo após esprema o limão na boca para fechar as papilas.  

Qual a mais cara do mundo?

Crédito: haciendalacapilla.com.mx

Em comemoração ao centenário da revolução mexicana, a destilaria mexicana Hacienda la Capilla mandou fabricar a garrafa de tequila mais luxuosa do mundo.

Com 2.3 kg de platina, 4100 diamantes brancos incrustados totalizando 328 quilates. 17 artesãos mexicanos participaram de sua elaboração.

Para completar, essa garrafa entrou no Guinness Book, como a garrafa de tequila mais cara do mundo.

Dentro da garrafa encontramos tequila da marca premium Law 925 que é uma tequila extra envelhecida, 100% agave, com 7 anos de maturação e 42% de volume alcoólico, sendo destilado por A Fazenda Capela. 

Pesando 8kg, essa garrafa avaliada em US$3.5 milhões, garantindo o prêmio de garrafa de mais cara do mundo e a joia mais importante fabricada no México desde o período colonial.

Por ter em sua composição platina, um dos materiais mais caros do mundo além dos diamantes e seu design exclusivo que chama atenção, a garrafa apareceu em exposições por países como Alemanha e Rússia.

Mas a tequila mais cara do mundo é a Grande Tequila Patrón Pedra Envelhecida Extra, custando cerca de $11,000 dólares.

Qual é a melhor do México?

tequila mexican
Crédito: https://cierto.com

Segundo o ISC (International Spirit Challenge) 2022, está a Tequila Cierto, da Elevated Spirits Company.

A Cierto recebeu 8 medalhas superando todas as outras marcas de tequila, em uma competição de destilados mais respeitadas e rigorosas do mundo.

Uma autêntica destilada de luxo, 100% agave, sem aditivos e fabricada em Jalisco, criada por mestres da tequila mexicana da quarta e quinta geração.

Em apenas 3 anos, essa tequila ganhou 532 medalhas, se consolidando na mais premiada da história. A principal tequila de exportação do México, por esse motivo é difícil de encontra-la em seu país.

Quais são as melhores do mundo?

Segundo a lista de San Francisco World Spirits Competition, vencedoras do Double Gold: 

  • Certeza – tequila branca
  • El Tequileño – Platina
  • El Tesoro – Tequila Branca
  • Serpiente emplumada – Branco
  • Tequila Cava de Oro – Ótimo Cava de Oro Prata Tequila Tahona Vintage 2021
  • Tequila Ocho – Prata

As principais marcas mexicanas?

A primeira é uma das mais conhecidas do Brasil, é a Jose Cuervo, produz e comercializa em mais de 85 países, e um portfólio com mais de 30 marcas adquiridas, desde alcoólicas até as que não tem teor alcoólico. 

Outra que é famosa fora do México é a Casa Herradura que em 1974 inventou a do tipo reposado, que proporciona um sabor mais doce e sutil com aroma amadeirado. Entre os seus produtos estão os mais premiados e reconhecidos internacionalmente.

A Casa Dragones, criada pela primeira mulher certificada pela Academia Mexicana de Provadores de Tequila, é um produtor em pequenos lotes que fabrica tequilas excepcionais, uma garrafa de cada vez. Eles se concentram na criação de tequilas a partir do da mais alta qualidade.

O Don Julio, em 1942, sem recursos, mas com muita paixão, Don Julio González teve a visão de produzir sua própria bebida, conseguiu um empréstimo e abriu sua primeira destilaria. A marca até hoje prioriza qualidade ao invés de quantidade.

O Patrón com ingredientes frescos e de qualidade desenvolve sabores intensos e superiores. Dois meses de envelhecimento, pelo menos, para Patrón Repousante e até dez anos para Extra Envelhecido 10 Anos, sua tequila mais antiga.

Essas são as principais marcas que conquistaram o México com alta qualidade e sabores exclusivos que propiciam uma enorme experiência aos amantes de tequila.

Algumas dessas marcas são bem conhecidas no Brasil e seu uso vai desde drinks sofisticados a degustada pura com uma pedra de gelo.

A melhor tequila mexicana é aquela que agrada o gosto pessoal, aproveite para apreciar os mais variados tipos de destilados e encontrar aquele que proporciona uma experiência única.

Conclusão

A tequila está entre as bebidas mais consumidas do Brasil, perdendo para a cachaça e a cerveja, com uma enorme tradição no país.

Devido ao tempo de tradição, alguns mitos foram se estabelecendo entre os amantes da tequila mexicana, desde da coloração que indica qualidade até a percepção errada dos efeitos da bebida no organismo.

Um engano comum sobre o Agave confundido com frequência com o cacto, pois o terreno de cultivo e o clima para desenvolvimento é semelhante.

Entretanto, nem pertencem à mesma família, só possuem uma aparência semelhante devido à adaptação que os dois sofreram para viver em clima árido.

O México é o único produtor da tequila, para garantir isso o país patenteou o destilado para preservar sua tradição e cultura.

Contudo, isso não impediu que o país norte-americano influenciasse na produção, criação de novas técnicas e drinks.

Em 1964 uma nova regulamentação causou falta de confiança na produção da tequila, as destilarias podiam usar açúcares e outros aditivos autorizados no destilado mais famoso do México.

A composição agora precisava ter 51% de agave-azul para receber a denominação de tequila, isso precisou acontecer para expandir o mercado.

O sabor mais doce e aromatizado com aditivos é ideal para conquistar novos apreciadores pelo mundo.

Com o passar dos anos a bebida conquistou o que mais queria os jovens, entretanto a sua imagem atrelou-se a rebeldia e acabou espantando os mais velhos.

A tequila começou a ser consumida em larga escala em shots ou em drinks, perdendo um pouco a forma correta de apreciar uma boa bebida.

Por esse motivo o destilado não conquistou o mercado brasileiro, de modo que é importante desmascarar os mitos que cercam esse excelente produto fabricado no México.

Agora, chegou a hora da diversão. Arriba! Gostou desse artigo? Compartilhe com amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *