Planejamento financeiro: como começar um?

Planejamento financeiro: como começar um?

O planejamento financeiro é um primeiro passo para conseguir tornar a sua vida ainda mais fácil de ser controlada pelas suas decisões.

Por isso, o Mundo Agora irá compartilhar as principais informações para você aproveitar e colocar em prática na sua vida, confira:

O que é um planejamento financeiro?

Uma maneira muito simples de entender o que é um planejamento financeiro acaba sempre sendo uma forma de conhecer seu dinheiro.

Afinal, o problema social vem relacionado com o endividamento em massa de grande parte das famílias brasileiras.

Nesse sentido, o planejamento irá mostrar tudo que está entrando e saindo do seu bolso.

Assim, ajuda na tomada de decisão para cortar gastos que nem sempre não são benéficos, mas entram como gastos constantes.

Quais as vantagens do planejamento financeiro?

O planejamento financeiro oferece alguns pontos positivos como:

  • Organização Financeira: Há um maior controle sobre as rendas e despesas. Isso permite identificar gastos desnecessários e reestruturar seu orçamento;
  • Alcance de Objetivos: Estabelecer metas e objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo, como a compra de um carro, uma viagem ou a aposentadoria;
  • Preparação para Emergências: Esteja preparado para imprevistos. A criação de uma reserva de emergência é parte fundamental de qualquer planejamento financeiro;
  • Liberdade Financeira: Ao longo do tempo, um bom planejamento financeiro pode levar à independência financeira;
  • Redução de Estresse: Ter controle sobre suas finanças e uma visão clara de sua situação financeira pode reduzir o estresse ea ansiedade relacionados ao dinheiro;
  • Educação Financeira: Ao realizar um planejamento financeiro, você naturalmente adquire mais conhecimento sobre dinheiro, investimentos e gestão financeira.

Como criar um planejamento financeiro?

O primeiro passo é definir seus objetivos. Assim, eles podem ser de curto, médio ou longo prazo, como fazer uma viagem, comprar um carro, pagar uma faculdade ou se aposentar. 

Com isso, ter clareza sobre seus objetivos é fundamental para traçar um plano eficaz. Em seguida, faça um levantamento de sua situação financeira atual.

Anotando todas as suas rendas e despesas. Isso inclui salários, aluguéis, pensões, contas de serviços, alimentação, transporte, entre outros. 

Ajudando a entender para onde seu dinheiro está indo e onde você pode fazer cortes se necessário.

Nesse sentido, elabore um orçamento com base no seu levantamento, crie um orçamento. 

Ele deve contemplar todas as suas despesas e ainda permitir que você economize para seus objetivos e para uma reserva de emergência.

Com isso, crie e alimente uma reserva de emergência. Esse fundo serve para cobrir gastos inesperados ou períodos de perda de renda. 

Normalmente, recomenda-se que a reserva seja suficiente para cobrir de três a seis meses de despesas.

Nesse sentido, invista. Com seu orçamento em dia e sua reserva de emergência formada, o próximo passo é começar a investir para atingir seus objetivos. 

O tipo de investimento vai depender do seu perfil de investidor e do tempo para alcançar cada objetivo.

Por fim, revise seu plano regularmente. O planejamento financeiro não é algo fixo. Ele precisa ser revisado e ajustado regularmente, para garantir que esteja de acordo com sua realidade atual.

Economizar dinheiro é fazer um planejamento financeiro?

A resposta para isso está bastante relativa, afinal, nem sempre economizar significa que há um planejamento financeiro.

Com isso, mais do que um número, você precisa entender se o que faz tem um propósito definido.

O foco no planejamento financeiro é o primeiro passo para dar a utilidade de todo o esforço depositado na ferramenta.

Quais os principais livros de planejamento financeiro?

A melhor maneira de ficar por dentro de um conteúdo mais completo sobre o assunto está nos livros e nisso, os que ganham destaque são:

  1. “Pai Rico, Pai Pobre” de Robert Kiyosaki: Referência quando se trata de educação financeira. Assim, utiliza sua história como case de sucesso.
  2. “O Homem Mais Rico da Babilônia” de George S. Clason: Clássico oferece conselhos financeiros por meio de parábolas para destacar a importância de economizar, investir e evitar dívidas.
  3. “Os Segredos da Mente Milionária” de T. Harv Eker: Explora a mentalidade financeira sobre dinheiro pode afetar nossa capacidade de acumular riqueza.
  4. “Investimentos Inteligentes” de Gustavo Cerbasi: Um guia abrangente sobre as diferentes opções de investimento disponíveis;
  5. “Quem Pensa Enriquece” de Napoleon Hill: Um estudo de vários indivíduos bem-sucedidos e ricos e analisa suas estratégias e sugere maneiras de aplicá-las à sua própria vida financeira.
  6. “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” de Gustavo Cerbasi: Com foco em casais, ajudando-os a lidar com desafios financeiros juntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *