Como ter um envelhecimento saudável no século XXI?

Com o aumento da expectativa de vida é importante pensar sobre como envelhecer. Uma estimativa realizada pelo IBGE afirmou que em 2030 o Brasil terá mais idosos que crianças. Então como ter um envelhecimento saudável no século XXI?

Mas o que é envelhecer com saúde? É um processo contínuo de otimização das habilidades funcionais e motoras que visa uma melhoria na saúde física, mental e emocional promovendo uma qualidade de vida.

A atual expectativa de vida é maior em países desenvolvidos chegando a média ser acima de 80 anos no Japão, Suíça, França e Alemanha. Entretanto, em estados subdesenvolvidos esse número não ultrapassa os 60 anos.

A modernidade iniciada na revolução industrial no século XVIII trouxe benefícios a diminuição da jornada de trabalho, segurança na produção de insumos, modernização do sistema de saneamento básico e acesso à saúde.

Então como envelhecer de forma saudável no século XXI? Confira a seguir!

Quais são os pilares do envelhecimento saudável?

Para chegar na velhice e viver bem é necessário planejar e tomar as providências para ter êxito nesse objetivo.

No Brasil a expectativa de vida subiu para 73 a 83 anos, mas isso não significa que não possa passar dessa idade. É só uma estimativa baseada na educação, saúde, assistência social, saneamento básico, segurança e índices de violência.

Essa taxa fica ainda maior quando falamos do gênero, segundo estudos a mulher vive mais do que o homem, devido à maior cuidado com a saúde, menor taxa de criminalidade entre mulheres e menor prestação de serviços insalubres.

A OMS prioriza os seguintes pilares para alcançar um envelhecimento saudável:

Cognitivo: Estudos afirmam que pessoas que trabalham após os 70 anos tem uma saúde melhor porque continuam exercitando o cérebro.

Social: Na velhice tendemos a ficar menos sociáveis e a preferir a solidão, entretanto é importante manter essa habilidade em dia.

Físico: Após os 50 anos é recomendado a prática de qualquer atividade física para fortalecer a musculatura do corpo.

Aprendizagem: Mantenha-se atualizado, é sempre bom aprender coisas novas diariamente.

Por que é importante envelhecer saudável?

É fundamental para manter a qualidade de vida e a independência à medida que avançamos na velhice. 

É um processo multifacetado que envolve cuidar do corpo, da mente e do espírito. Investir em um estilo de vida saudável desde cedo pode trazer benefícios ao longo dos anos, proporcionando vitalidade e energia para aproveitar todas as fases da vida.

O que é necessário para envelhecer com saúde?

Com a passagem do tempo nosso corpo se torna mais vulnerável a quedas e doenças, necessitando de cuidados para evitar. Aqui estão algumas 5 dicas que podem ajudar envelhecer com saúde:

1- Pratique atividade física com frequência

O nosso corpo é como uma máquina que está em constante evolução e para enfrentar os desafios é preciso desenvolver novas habilidades. 

A prática de algum esporte ou frequentar a academia pode trazer diversos benefícios ao longo dos anos, por isso comece o quanto antes.

2- Alimente-se bem

Com comidas prontas e processadas em maior número nas prateleiras do supermercado é quase uma missão impossível se alimentar bem, pois elas dão praticidade e poupa tempo.

Porém, seu valor nutricional é bem inferior às verduras, legumes e frutas. Por isso, aposte em comer alimentos menos processados com menos conservantes.

3- Cuide da saúde mental

Para envelhecer saudável é importante cuidar da saúde da mente, de nada adianta uma mente fraca em um corpo forte.

4- Sono de qualidade

Durma às 8 horas necessárias para que seu corpo possa se recuperar para os desafios do dia seguinte. Uma rotina de sono pode acabar de vez com a insônia.

5- Procure o médico regularmente

Realizar pelo menos uma vez por anos os exames de rotina e se sentir algo anormal com seu corpo não se automedique, procure um especialista para te ajudar.

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando para mais dicas de como ter um envelhecimento saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *