Austrália encontra navio naufragado da Segunda Guerra

O Montevideo Maru, um navio japonês que transportava cerca de mil prisioneiros de guerra australianos, foi torpedeado por um submarino dos EUA em julho de 1942, causando o pior desastre marítimo da história australiana.

Pesquisadores submarinos encontraram os destroços de um navio afundado durante a Segunda Guerra Mundial, relacionado ao maior desastre marítimo da Austrália, conforme anunciado pela equipe de busca neste sábado (22/04).

O Montevideo Maru, um navio de carga japonês, levava aproximadamente 1.000 prisioneiros de guerra australianos – em sua maioria militares – quando foi atacado por um submarino americano que desconhecia a presença dos passageiros a bordo, próximo à costa das Filipinas, em 1º de julho de 1942.

Civis de outras nacionalidades também estavam presentes, aumentando o total de mortos para cerca de 1.060.

“Finalmente, o local de repouso das almas perdidas do Montevideo Maru foi descoberto”, afirmou o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, em uma declaração neste sábado. “Esperamos que a notícia de hoje traga algum alívio aos familiares que mantiveram uma longa vigília.”

John Mullen, diretor da Silentworld Foundation, uma organização sem fins lucrativos envolvida nas buscas, declarou que “a descoberta do Montevideo Maru encerra um episódio terrível na história militar e marítima da Austrália”.

“As famílias aguardaram anos por informações sobre seus entes queridos desaparecidos antes de serem informadas do resultado trágico do naufrágio”, acrescentou Mullen. “Alguns nunca aceitaram completamente que seus familiares estavam entre as vítimas.”

Missão de cinco anos A Silentworld passou cinco anos planejando a busca pelo navio japonês em conjunto com a empresa holandesa de pesquisa em alto mar Fugro e o Departamento de Defesa australiano.

A procura foi conduzida usando um veículo subaquático autônomo (AUV, na sigla em inglês) – um tipo de submarino que não requer piloto humano – no Mar da China Meridional. Doze dias após o início, a equipe localizou os destroços com auxílio de sonar.

O navio foi encontrado no fundo do mar a mais de quatro quilômetros de profundidade – maior que a do icônico Titanic.

Os destroços permanecerão intactos em respeito às famílias das vítimas do naufrágio, afirmou a fundação Silentworld, e nenhum artefato ou restos humanos serão removidos do local.

Fonte: https://www.dw.com/pt-br/austr%C3%A1lia-encontra-navio-naufragado-da-segunda-guerra/a-65406504

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *