As grandes descobertas científicas do último século

Confira quais são as grandes descobertas científicas do último século e aprenda como o mundo avançou bastante nos últimos anos. 

Existiram várias descobertas científicas do último século, afinal a humanidade avançou mais nos últimos 150 anos do que em cinco séculos anteriores. Contudo, onde será que a ciência já é capaz de levar os humanos?

As viagens intercontinentais se tornaram cada vez mais comuns, o homem pisou na lua em 1969 e Elon Musk fala de levar humanos a Marte em 2026. No entanto, sabia que a descoberta da Penicilina beneficiou mais as pessoas do que todos esses avanços?

Sim! Talvez sem esse poderoso antibiótico a mortalidade na Terra poderia ser bem mais elevada. Dessa forma, confira a seguir como algumas descobertas científicas do último século|!

Neste texto você verá:

  • Penicilina;
  • Ponte de safena;
  • Vacina contra a poliomielite;
  • Projeto Genoma;
  • Teoria da relatividade.

5 descobertas científicas do último século

O século XX foi repleto de descobertas científicas, algumas delas se destacaram, como por exemplo: 

Penicilina

Descoberto por acaso em 1928, quando Alexander Fleming retornou de férias e percebeu que havia esquecido, em cima da sua mesa, placas com uma bactéria bem infecciosa, porém havia uma característica interessante nela.

Tratava-se de muitas placas estarem cobertas por um mofo e que, ao seu redor, haviam áreas transparentes. Portanto, o fungo expelia algo que matava as bactérias, posteriormente se conheceu que ela não era tóxica ao corpo humano.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a penicilina se tornou um medicamento eficaz para tratar soldados feridos. Com o seu uso excessivo, bactérias se tornaram resistentes a ela e a utilização diminuiu bastante. 

Ponte de safena

A sua criação aconteceu nos Estados Unidos, em 1967, através de René Favaloro, um cirurgião cardiovascular. A sua técnica permitiu que as pessoas tivessem acesso à ponte de safena, um tratamento de baixo risco e eficiente.

Pacientes do mundo todo ainda utilizam para combater a insuficiência coronariana. Atualmente, o SUS (Sistema Único de Saúde) realiza cirurgias diariamente ao longo do Brasil com procedimentos que se refinam cada vez mais.

Vacina contra a poliomielite 

A poliomielite (paralisia infantil) teve a sua vacina descoberta pelo cientista Jonas Salk, em abril de 1955. A famosa vacina Salk era injetável e se mostrou eficaz logo nos primeiros testes, porque atingiu uma eficiência de 80%.

A pólio se caracteriza por se multiplicar no intestino, invadir o sistema nervoso e deformar o corpo, quando não causa a morte. No entanto, a doença ainda não foi plenamente erradicada, como a varíola, e ainda acontece em alguns países. 

Projeto Genoma

O Projeto Genoma Humano durou várias décadas e o seu início aconteceu por consequência da descoberta de James Watson e Francis Crick. Portanto, ocorreu após a estrutura molecular do DNA ter sido alvo de estudos.

Através do Projeto Genoma, a humanidade pôde ter o seu DNA objeto de estudo e muitas doenças genéticas foram descobertas. O Brasil participou através do Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células Tronco, da USP. 

Teoria da relatividade

Por fim, você achou que Albert Einstein ficaria de fora dessa lista? A sua descoberta da teoria da relatividade geral em 1916, possibilitou saber que matéria e energia moldam o tempo e o espaço, assim como que existia a velocidade da luz.

Agora que você conferiu quais foram as descobertas científicas do último século, imagine o que o século XXI espera. Desse modo, continue acessando o nosso site e fique por dentro dos conteúdos posteriores. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *