7 dicas de como ter saúde mental nas redes sociais

O crescimento da presença online nos últimos anos vem chamando a atenção, vários estudos vêm sendo realizados a fim de entender sua relação, por isso, separamos 7 dicas de como ter saúde mental nas redes sociais.

Os espaços virtuais de interação entre as pessoas afetam a forma com que o indivíduo reage às situações da vida, trabalho e produtividade.

Um dos principais desafios é a comparação constante. Ao percorrer os feeds repletos de fotos de amigos, conhecidos e celebridades, é fácil cair na armadilha da comparação.

Mas será que as redes sociais só impactam negativamente a saúde mental das pessoas? Para você entender melhor, confira até o final! 

7 dicas de como ter saúde mental nas redes sociais

Como as redes sociais influenciam na saúde mental?

Uma pesquisa realizada em Londres pela instituição Royal Society for Public Health(RSPH) em parceria com o movimento de saúde jovem apontou que 70% revelaram ter problemas com a sua autoimagem após o uso do Instagram.

Outras pesquisas apontam que o tempo dispensado nas redes sociais pode contribuir para o desenvolvimento de transtornos mentais.

As pessoas gastam cada vez mais tempo acessando as redes sociais, entram em um ciclo vicioso de dependência. Uma necessidade constante em acompanhar os padrões estabelecidos na rede, as famosas trending.

A vida perfeita de alguns famosos, causa muitas comparações entre os usuários das mídias sociais. Gerando ansiedade e medo.

Com relações virtuais perfeitas onde os comportamentos são sempre positivos e nunca mostram falhas, as relações reais perdem a graça e as pessoas se tornam cada vez mais isoladas da realidade.

O excesso de informação diária gera uma overdose de conhecimento que deixa um esgotamento mental ao final do dia.

É por último, mas não menos importante a obsessão pelo corpo perfeito, que cria uma imagem que todo corpo precisa ser torneado e a negativa para isso é um físico imperfeito.

7 dicas de como ter saúde mental nas redes sociais

As redes sociais só impactam negativamente a saúde mental das pessoas?

O segredo para que as mídias sociais impactem positivamente está na forma correta para a sua utilização.

Os benefícios são inúmeros como: 

Conectar pessoas em lugares geográficos diferentes, para aprender um idioma, trabalhar ou simplesmente trocar experiências.

Com amplo conhecimento compartilhados via sites, vídeos no YouTube, cursos e materiais online. Na versão gratuita ou paga todos os usuários podem aprender coisas novas que irão agregar valor a sua vida.

Quem nunca assistiu aquela série favorita, animes ou filmes através do streaming. 

Com as redes sociais, novas profissões surgiram como editor de vídeo, redator, social media e freelancer, expandindo o mercado de trabalho através da internet, inclusive dá para aprender de graça em cursos online.

Dicas de como ter saúde mental nas redes sociais

1- Estabeleça horários

Você provavelmente já deve ter ouvido falar a frase: tudo de mais tem limite.  Nada de ficar o dia todo só consumindo as informações das mídias sociais, separe um tempo específico e não o ultrapasse.

2-Desative as notificações 

As mensagens que recebemos das redes sociais no celular são as principais responsáveis pelo uso fora de hora. É difícil ignorar! Por isso, desabilite!

3- Siga pessoas com hábitos saudáveis

Segundo Jim Rohn, nós somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos.

Então é fundamental que você seja criterioso na hora de seguir colegas, amigos e celebridades.

4-Pare de acompanhar contas de notícia

Em excesso esse tipo de perfil pode causar angústia e preocupação demasiada.

Não precisa deixar de seguir todos apenas consuma as informações com moderação.

5- Faça uma limpa em seus contatos

É sempre bom analisar com quem você permite compartilhar informações, afinal não se coloca qualquer um dentro de casa. Opte sempre pela qualidade ao invés da quantidade.

6- Não deixe o virtual substituir o real

Com o período de quarentena é normal que as visitas virtuais a parentes e amigos tenha se tornado corriqueira, mas não deixe de encontrar as pessoas que ama. 

O mundo real não pode deixar de fazer parte da sua rotina, utilize o virtual para facilitar a sua vida e não para trocá-la.

7- Tenha momentos de desintoxicação

Não precisa ficar meses sem utilizar as mídias sociais, apenas um dia ou até mais. Separe um pouco do seu tempo para investir em você.

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando para mais conteúdos sobre saúde mental e redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *